Agência de Viagens Portal do Araguaia Turismo

sexta-feira, 27 de junho de 2008

O pescador da maior piraíba do Brasil narra o feito e opina sobre o futuro da espécie

Por Trilhas da Pesca



O pescador James Blanco Nunes é um colaborador do programa Trilhas da Pesca. Ele costuma filmar suas pescarias e elas são divulgadas no programa. No dia 10 de junho, o vídeo da pescaria foi exibido na íntegra, e agora ele está disponível online no site.

O Trilhas da Pesca está há quatro anos no ar na TV Goiânia - Band para o estado de Goiás e é apresentado por Augusto Niklaus (diretor geral) e pelo pescador Epitácio Marques (diretor de pescaria).

O peixe capturado por Nunes é o maior piraíba já capturado na pesca esportiva. No ano passado a Trilhas da Pesca teve informações sobre um pescador que capturou um exemplar de 2,44m (apenas um pouco maior que o capturado agora), mas infelizmente ele matou o peixe para comer e mostrar a carne como troféu.

Leia abaixo o relato de Nunes sobre a pescaria e suas opiniões sobre o futuro da espécie.

Os detalhes da pesca
Madrugada do dia 17 de maio. Um cardume de bicos de pato subiu o rio fazendo barulho nas margens. Foi às 6h30 que eu e meu irmão, Wander, saímos mais uma vez em busca de iscas para a pescaria de filhotes e piraíbas. Nesse dia conseguimos capturar um barbado e um mandubé e já completávamos três dias de tentativas, com uma média de 9 horas diárias de espera.

Esperança
DETALHES DA PESCA:
Peixe:Piraíba (Brachyplathystoma filamentosum)Comprimento: 2,3 metros (aferida por piloteiro local)
Peso estimado: entre 130 e 150 kg

Local: rio Araguaia, próximo ao distrito de Luiz Alves
Isca: Barbado de 40 a 45 cm
Material: carretilha Penn Senator 6/0 com 180 metros de linha 0,90 milímetros e vara PB Millenium Extra Force de 80 a 120 lbs e anzol 12/0 Data: quinta-feira 17/05/2007 às 7h45

Pescador: James Blanco Nunes (funcionário público estadual)
Pescador auxiliar: Wander Blanco Nunes (funcionário da CEF)



Por volta das 7h10 já estávamos poitados no canal do rio. Por volta das 7h45 a vara vagarosamente começou a envergar, semelhante as ações dos botos, então ferrei e confirmei duas vezes... Agora sim, em segundos uns 50 metros de linha foram levados pelo peixe em sua primeira tentativa de fuga. Soltamos a canoa e fomos atrás. Após muita briga do peixe, que queria permanecer no fundo do rio, já com uns 30 minutos e com a adrenalina em alto nível, aparece uma parte da nadadeira caudal do peixe. Esta foi só uma amostra do tamanho da piraíba, que nos fez vibrar muito na canoa. Passados mais uns longos 10 minutos, agora já com três outras canoas observando o que estava acontecendo, o peixe já cansado aparece à tona: um verdadeiro gigante.

Após a retirada do anzol e a sessão de fotos e filmagens, o bravo peixe, já com forças recuperadas, é liberado ao rio.

Esta espécie de peixe, hoje protegida por lei, já foi alvo de muita pesca predatória, e infelizmente ainda continua longe aos olhos da fiscalização por criminosos gananciosos. É hora de nossos administradores públicos despertarem, e buscarem o turismo consciente da pesca esportiva, como o caminho mais curto para a preservação. Já é de conhecimento comum que um peixe vivo tem valor muito maior que seu peso em carne. Enquanto vivos os peixes são responsáveis por toda uma cadeia econômica, envolvendo o comércio especializado em náutica, materiais de pesca, casas de iscas, pousadas, comércio local nas cidades ribeirinhas, fonte de renda aos pescadores locais contratados como guias e piloteiros, e ainda muitos outros empreendimentos.

No ano passado tive a felicidade de conseguir capturar uma piraíba de 2,03 metros e aproximadamente 100 kg. Este ano superei as minhas expectativas com este gigante exemplar. Este peixe pelo volume e diâmetro, leva-nos a crer que seja uma fêmea que há muitos anos deve estar repovoando o rio Araguaia com seus descendentes. É um verdadeiro sobrevivente a todas as adversidades e que deve permanecer vivo para a perpetuação da espécie e para proporcionar muita emoção a outros pescadores esportivos.

Registro
Wander, auxiliou pilotando a canoa e registrando o acontecimento. Até o momento não temos notícias de um peixe maior de água doce no mundo com registros da captura e liberação.

Para nós ficou a satisfação de mais uma pescaria de sucesso sem agressão ao meio ambiente. E mais, pelo porte do peixe fica a certeza de que mais pessoas estão se conscientizando da necessidade de preservação ambiental e da fauna do Rio Araguaia.




Portal do Araguaia Turismo

Pesca no Araguaia: Pescaria no Araguaia - Trilha do Pintado

Rio Araguaia, um dos lugares mais belos para a prática da pesca esportiva, Ao longo seu do curso, encontra-se uma diversidade de peixes (Pirarucu; Pirarara; Filhote/Piraíba; Pintado; Barbado; Palmito; Matrinchã; Tucunaré entre outras) Mas lembre-se, muitos desses peixes são da bacia amazônica, por isso, são grandes e agressivos.

Não se esqueça de trazer carretilhas ou molinetes para facilitar o arremesso da linha e possibilitar maior desempenho de tração depois de fisgada.
Alem da pesca esportiva você também pode desfrutar da beleza do Araguaia, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies (principalmente os Botos Cinza e Rosa) A atividade da pesca esportiva reforça o poder de atração de toda a região.
Para os pescadores de primeira viagem, um aviso: É necessário licença do IBAMA para pescar

Duração da atividade: 6 horas
Dias de atuação: Todos os dias (sujeito às condições climáticas)
Atividades: Pesca Esportiva
Nível de Dificuldade: Fácil
Grupo mínimo/máximo: 2/12


INCLUSO NO PACOTE
- Guias especializados e equipados com kit de primeiros Socorros.
- Seguro.
- Canoa completa com piloteiro, motor, colete salva-vidas, remo, poita e combustível incluso.

NÃO INCLUSO NO PACOTE
Bebidas

1 - O que usar: boné, óculos de sol, protetor solar, repelente, roupa confortável, roupa de banho.
2 - O que levar: equipamento fotográfico.




Portal do Araguaia Turismo
Pesquisa personalizada

Portal do Araguaia Turismo - Barra do Garças

A sua agência de viagens no Vale do Araguaia
60

Portal do Araguaia Turismo - Barra do Garças

A sua agência de viagens no Vale do Araguaia